Quem nunca sofreu com uma dor muscular intensa, levante a mão! Os motivos variam, mas a dor geralmente é muito incômoda. Traumas, contusões, sobrecarga muscular ou até esforço físico em excesso são as causas mais comuns. Mas, você sabia que as dores musculares podem estar ligadas a problemas nas articulações?

Segundo a fisioterapeuta Ana Carolina Dutra, cofundadora da Clínica Vitalitè, quando um paciente tem uma dor articular, os músculos próximos à região fazem uma espécie de contração para proteger essa articulação da dor. “Essa contração resulta em nódulos fibrosos que não desmancham com facilidade. Com um tempo, eles tendem a inflamar, o que pode intensificar a dor muscular. Esses nódulos são chamados de pontos-gatilhos. Este tipo de dor pode irradiar para outras partes do corpo”, explica.

Agulhamento a seco ajuda a desfazer os nódulos
Existem diversas técnicas que ajudam a retirar esses nódulos musculares. Atualmente, uma das mais utilizadas é o agulhamento a seco. Também conhecido como Dry Needling,o procedimento consiste na aplicação de agulhas, semelhantes as utilizadas na acupuntura, diretamente no ponto-gatilho.

De acordo com Ana Carolina, quando a agulha penetra no nódulo, há uma estimulação que aumenta o fluxo sanguíneo. “O sangue inicia a interrupção do ciclo de dor, trazendo alívio e relaxamento muscular quase que imediato ao paciente. Como a agulha penetra poucos centímetros na pele, o procedimento é praticamente indolor”, completa.

A liberação com as agulhas pode ser associada a outros tratamentos, principalmente para preparar a musculatura. “Mesmo sendo pouco invasivo, o procedimento requer uma série de cuidados e, por isso, pode-se utilizar métodos em conjunto, como a massagem para aquecer o músculo”, comenta a fisioterapeuta, que é especializada nesta técnica.

O procedimento é indicado para todos os pacientes, desde que não haja aversão a agulhas. “A aplicação só não é indicada em locais próximos ao pulmão e as costelas, para garantir que não haja nenhum risco de derrame pleural. Em gestantes, também é preciso ter um certo cuidado com a aplicação, principalmente na região do abdome”, conclui. Mesmo sendo uma técnica simples, a aplicação só pode ser feita por um profissional especializado na área.

Dry Needling x Acupuntura
É muito comum confundir a técnica de agulhamento a seco com a acupuntura. De acordo com Ana Carolina, a acupuntura é um procedimento holístico, que consiste na aplicação de agulhas nos meridianos, que são conhecidos como pontos de energia. Além disso, a acupuntura pode ser utilizada no tratamento de diversos tipos de dores, não só as musculares.

Já o Dry Needling traz resultados comprovados cientificamente e é exclusivo para liberação dos ponto-gatilhos, que causam dores musculares. “Os pontos-gatilhos são iguais em todas as pessoas. Por exemplo, se um paciente se queixa de dor na coluna, existe um único lugar nas costas que o nódulo pode ter se formado”, afirma a fisioterapeuta.

Sessões
Em uma mesma sessão é possível trabalhar mais de um local. Porém, para melhora do quadro, o paciente precisará realizar várias sessões até que a musculatura volte ao normal e, com isso, haja redução gradual do quadro doloroso.