A Cinesioterapia ou podemos chamar de exercícios da Fisioterapia para o joelho são muito indicados para o tratamento de lesões nessa região. Durante a conduta de reabilitação, na fisioterapia, costumam ser bastante eficazes e como se trata de um método não invasivo, é uma ótima opção para quem quer adiar ou mesmo evitar cirurgias (quando essa opção é viável).

O joelho é uma das mais complexas articulações do corpo humano. É também uma das mais utilizadas pelos indivíduos, sendo parte fundamental na locomoção. Sendo ela, uma das regiões mais sujeitas a lesões ao longo dos anos.

São muitos os exercícios visando essa região. Eles devem sempre ser supervisionados por um fisioterapeuta especialista no assunto, pois será o ideal, já que conhece bem a estrutura do joelho e a forma de realizar os movimentos, garantindo que eles sejam eficazes, benéficos e não gerem lesões para essa e outras articulações.

Dores

O principal sintoma de uma lesão no joelho é a dor e a instabilidade da área. Geralmente, os sinais aparecem em conjunto com outros sintomas, como a vermelhidão (rubor local) ou inchaço (edema). O desconforto para locomoção, é o mais rapidamente percebido. Afinal, apenas uma simples pancada na área costuma provocar esse sintoma.

Lesões

  • A luxação é umas das causas comuns de dor no joelho. Sua ocorrência é ligeiramente comum durante a realização de esportes de grande impacto, como o futebol e outros. O problema consiste no deslocamento do osso que fica na região da frente do joelho, a patela. Geralmente requer atendimento médico imediato, mas alguns indivíduos conseguem, sozinhos, reposiciona-lo. 
  • A artrose é uma lesão que tem como característica o desgaste das cartilagens do joelho. As cartilagens são estruturas responsáveis por diminuir o atrito entre os ossos do corpo. Seu desgaste é normal ao longo da vida, mas pode se intensificar devido a alguns fatores. Como o uso exagerado ou incorreto do joelho. Nesses casos, o desgaste da cartilagem prejudica a dissipação de cargas sobre o joelho e pode chegar até a resultar em impacto direto entre os ossos, e consequente dor.
  • A artrite reumatoide, que é uma doença autoimune. Ou seja, em que o próprio corpo acaba por atacar e inflamar as articulações.
  • Meniscos, estruturas fundamentais para o bom funcionamento do joelho, também podem sofrer lesões e provocar dores nos joelhos. Os meniscos são estruturas localizadas entre o fêmur e a tíbia, também reduzem o impacto articular. 
  • Lesões patelares. A patela é um pequeno osso localizado na parte frontal do joelho. Sua função é proteger a superfície articular dessa região. Conforme citado anteriormente, ela pode ser acometida, por exemplo, por uma luxação, deslocando-se de seu local natural.
  • A Condromalácia patelar é igualmente possível, e caracterizada pelo amolecimento e desgaste da cartilagem que recobre a patela.
  • Os tendões que envolvem a patela também podem sofrer estresse e evoluir com a chamada tendinite, mas comum nos tendões quadricipital e patelar.
  • A síndrome da banda iliotibial, o afetado é o tendão do trato iliotibial, que se estende pela lateral da coxa e joelho. A inflamação ocorre na altura do joelho, provocando dores exatamente nessa zona.
  • Inflamação na pata de ganso afeta três tendões na parte interna do joelho.
  • Ligamentos também estão bastante sujeitos a lesões. Tanto o ligamento cruzado anterior, quanto o posterior.

Dia-a-Dia!

Por fim, existem dois fatores do dia da dia que podem provocar problemas. Como o excesso de peso do corpo, que acaba por demandar muito do joelho. Afinal, nesse caso as estruturas precisam suportar carga maior do que o esperado. Movimentos repetitivos e intensos demais também aumentam a sobrecarga.

Seja qual for o problema, a fisioterapia é um dos primeiros tratamentos indicados. Geralmente associada ao consumo de medicamentos anti-inflamatórios e para a dor. Normalmente apenas em casos mais graves ou no caso de falha do tratamento conservador, o médico sugere a cirurgia.

Como citado anteriormente, são diversos os exercícios que o fisioterapeuta pode lançar mão para reabilitar o joelho. Vamos apresentá-los a seguir, mas eles não devem nunca ser realizados sem a indicação médica.

As atividades são aconselhadas para diferentes tipos de lesões, e sua má escolha ou prática incorreta, podem prejudicar ainda mais as estruturas da perna. Logo, apenas o diagnóstico do problema causador das dores e um profissional qualificado poderão apontar os exercícios adequados ao tratamento.

Desta forma, é fundamental procurar o auxílio de um profissional quando você apresentar dores no joelho. Especialmente se ela persistir por vários dias. Confira alguns exercícios de fisioterapia para o joelho:

Inicialmente, com um intuito mais de relaxamento da musculatura das pernas, vale a pena ressaltar alguns alongamentos que podem ser feitos. Nesse caso, você deverá esticar e dobrar pernas e pés, por alguns minutos. Também é necessário dobrar os joelhos por algumas vezes.

Exercício 1

Na posição de pé é possível alongar a parte anterior da coxa.  Para isso, o paciente deve dobrar o joelho, aproximando os calcanhares o máximo possível de suas nádegas. Mantendo essa posição por 40 a 50 segundos, repita por 4 ou 5 vezes em cada perna.

Exercício 2

Com os pés separados, fique em pé. Para este exercício, é importante se apoiar em alguma estrutura, como a parede ou uma cadeira. Mantendo o peso nos dedos dos pé, eleve o calcanhar o mais alto possível e depois retorne a posição inicial. A atividade deve ser realizada por cerca de 10 a 15 vezes, durante 3 séries. Este exercício fortalece as panturrilhas.

Exercício 3

Você também pode realizar o agachamento livre. Essa atividade atua bem sobre as coxas e nádegas, e se feita corretamente, pode ser ideal para o fortalecimento dessas regiões. Para a realização correta é necessário que o indivíduo mantenha seus pés afastados de forma paralela, com a coluna ereta e as mãos para a frente.

Em seguida, ele deve se agachar contraindo o abdômen e mantendo os joelhos em paralelo, deslocando os quadris para trás, coo se fosse senta-se em um banco relativamente baixo.

Exercício 4

O Afundo é outro exercício bastante comum. Funciona assim: primeiro, o sujeito deve colocar uma das pernas à frente do corpo, descer flexionando os dois joelhos, mantendo a segunda perna atrás, num ângulo aproximado a 80-90º de quadril e joelho.

Em seguida, retorna-se à posição inicial e realiza-se o movimento com o apoio na outra perna. Associado ao Afundo, é interessante realizar o Avanço. A prática consiste em esticar a perna dando um passo longo à frente e pode ser feito com o auxílio de um caixote ou não. Ambas podem ser realizadas ou não com o auxílio de pesos de mão.

Exercício 5

Mais uma atividade é o exercício de extensão do joelho na cadeira ou mesa extensa da academia. O exercício consiste em sentar nesse aparelho, regular o peso ideal e esticar o joelho até próximo da extensão máxima. Evite os últimos graus de movimento de extensão, se você apresenta dores na frente do joelho.

Exercício 6

Um lápis ou uma caneta também podem auxiliar na fisioterapia. Aqui, você deverá colocar o lápis no chão, e agarrá-lo e levantá-lo com os dedos do pé. A posição elevada deve ser mantida por 10 segundos, e realizada cinco vezes com cada pé.

Exercício 7

O exercício de ostra é bastante indicado para quem quer fortalecer os glúteos. Sua execução exige que o paciente deite de lado, com flexão de quadris e joelhos. Este, então, mantém apoiados os calcanhares um no outro, eleva o joelho da perna que está por cima e em seguida retorna à posição inicial. o exercício deve ser feito de 10 a 15 repetições, por 3 ou 4 vezes. de preferência deve ser colocado uma faixa de resistência elástica envolvida no joelho para criar maior resistência ao movimento.