Está aberta a temporada de chinelos e rasteirinhas, calçados muito usados no Brasil, principalmente nos dias mais quentes do ano. Mas, esse simples acessório do vestuário pode representar vários problemas para a saúde, como lesões musculares, luxações, fraturas, cortes e contusões.

Não há dados brasileiros sobre o tema, mas segundo o National Health Service (NHS), entidade de saúde britânica, após a temporada de verão, cerca de 200 mil pessoas procuram serviços médicos por conta de problemas causados pelo uso de chinelos.

Mas, calma, você não precisa jogar seu chinelo preferido no lixo! De acordo com a fisioterapeuta Ana Carolina Dutra, da Clínica Vitalité, é preciso usar o bom senso. “É impossível não usar um chinelo para ir à praia, piscina ou até mesmo em casa. Mas, é importante entender que o uso prolongado e contínuo oferece riscos”.

“Os chinelos deixam os pés mais desprotegidos e expostos. Além disso, quando uma pessoa anda de chinelo ela precisa “lutar” para não perdê-lo. Como o chinelo não tem tiras para segurar o calcanhar, são os dedos dos pés que fazem todo o esforço para não perder o calçado durante a caminhada. A tendência, portanto, é que a pessoa curve os dedos para dentro e, com o tempo, esse esforço repetitivo pode levar a dores nos pés, calcanhares, quadris e região lombar”, explica a fisioterapeuta.

Fratura por estresse
Outro problema do uso de chinelos e rasteirinhas de forma excessiva é a fratura por estresse. “Em geral, essas lesões atingem os ossos dos dedos dos pés e do calcanhar. A pisada de quem caminha de chinelos impacta em uma pressão mais intensa no tecido plantar, que conecta os dedos dos pés ao calcanhar. Além da fratura por estresse, isso também pode levar a uma dor importante no calcanhar que pode evoluir para um problema conhecido como fascite plantar”, comenta a fisioterapeuta.

De acordo com Ana Carolina, é muito importante que o calçado ofereça suporte para a planta do pé. Sem isso, a chance de ter dor na coluna é imensa.

Prevenção
– Deixe o chinelo apenas para ocasiões como ir à praia, piscina ou para usar dentro de casa
– Prefira os modelos que ofereçam suporte para o arco do pé
– Lembre-se que os chinelos não são adequados para andar de bicicleta, fazer escaladas, caminhadas longas ou qualquer outro esporte
– Jamais dirija de chinelos, mesmo porque a legislação não permite e você pode ser multado
– Para as mulheres a dica é optar por sandálias com salto de 3 a 4 cm. O modelo Anabela é uma ótima ideia também
– Os homens podem optar por papetes