“Ir na fisioterapia pra que? Ela(e) só vai colocar aqueles choquinhos que não adiantam”.
Esse breve texto vai para você que ficou com essa impressão sobre o TENS (o “choquinho”)!

TENS (Terapia por Estimulação Elétrica Nervosa Transcutânea) é o mais usado recurso da eletroterapia e seu objetivo principal é controlar a dor. Sua base de atuação é o estímulo elétrico dos nervos através do conhecido “choquinho”. Em média 25 minutos de aplicação, o organismo libera substâncias com poder analgésico como, por exemplo, a endorfina.

Mesmo auxiliando no alívio das dores, o TENS sozinho não fará milagres. Independentemente da patologia/lesão, ele deve ser utilizado como um recurso de apoio às terapias manuais e aos exercícios. Então, o sucesso da aplicação dessa eletroterapia está muito mais relacionado a maneira como o fisioterapeuta a usa, mesclando com outros recursos da fisioterapia do que somente contar com a utilização única e exclusiva do TENS.

A TENS é uma técnica em que são aplicados impulsos elétricos na pele através de aparelhos específicos, que ativam mecanismos de controle internos do sistema nervoso, exercendo uma ação analgésica. Este é um método não invasivo, que não vicia, sem riscos para a saúde e na maior parte dos casos não provoca efeitos colaterais.

O seu mecanismo fisiológico de analgesia depende da modulação da corrente aplicada à região afetada, ou seja, se forem aplicados impulsos elétricos de baixa frequência e alta intensidade, são liberadas endorfinas pelo cérebro ou medula, que são substâncias com efeitos semelhantes à morfina, levando assim ao alívio da dor. Se forem aplicados impulsos elétricos com frequência alta e baixa intensidade, a analgesia ocorre devido a um bloqueio dos sinais nervosos de dor que não são enviados ao cérebro.

Quem não deve usar: Este método não deve ser usado por mulheres grávidas (região uterina) ou que estejam a amamentar, pessoas que utilizem um marcapasso ou pessoas que tenham doenças cardíacas, região de área cardíaca ou doenças de pele no local da aplicação.