A temperatura cai e a procura à fisioterapia aumenta. E o que faz tanta gente procurar tratamento nesse período? De acordo com a fisioterapeuta Ana Carolina Dutra, é durante o frio que as pessoas se lesionam mais porque os vasos sanguíneos ficam mais finos, fazendo o fluxo de sangue diminuir. Dessa forma, a musculatura contrai para regular a temperatura e a circulação de sangue nos órgãos.

O desconforto pode ser ainda maior para os recém-operados. Ana explica que, com a mudança do clima, as terminações nervosas ficam mais sensíveis:

— O frio ativa a reação dos neurônios, o que acaba ocasionando a diminuição do fluxo sanguíneo para algumas regiões do corpo. Com a diminuição do sangue nas extremidades, a sensibilidade aumenta, o que ocasiona o amento da sensibilidade dos sintomas de qualquer pancada. Com relação as cirurgias, as cicatrizes ficam mais retraídas (aderidas a pele) causando mais dor — segundo a fisioterapeuta.

Deve-se aumentar o cuidado ao fazer atividades físicas durante o inverno. Exercícios aeróbicos, por exemplo, estimulam a circulação sanguínea, liberam endorfina, aumentam o oxigênio no corpo e a temperatura corporal, promovendo sensação de prazer e alterando a percepção de dor:

— As terminações nervosas ficam mais sensíveis tornando qualquer dor mais intensa. No frio, os músculos tendem a ficar mais rígidos e contraídos naturalmente, o que significa que estamos mais vulneráveis a lesões. Para diminuir esse risco, aquecer os músculos antes de qualquer atividade física é fundamental, mesmo que o exercício não seja tão intenso.

É necessário manter o corpo aquecido com agasalhos e banhos na temperatura adequada. Alguns pontos são mais importantes para serem cobertos do que outros, por serem estratégicos para regular a temperatura:

— Existem inúmeros receptores pelo corpo com terminações nervosas que podem detectar fatores como pressão e temperatura. Esses pontos detectam as mudanças na pressão do ar que, em algumas pessoas, podem gerar respostas como dores. Mãos, pés e orelhas são extremidades e contém muitos vasos. Com a queda de temperatura, os vasos dessas zonas periféricas se contraem, diminuindo o fluxo sanguíneo, sobrecarregando a musculatura e ativando os nervos dolorosos. O banho também pode ser aliado, já que a água morna aumenta os vasos sanguíneos e, consequentemente, a circulação, que distribui mais oxigênio para todo o corpo.